Importância do Traço
O começo
Importância do traço e seus tipos
Importância do traço e seus tipos
Manuseio correto das ferramentas básicas:
do lápis, da posição da folha, do braço
do lápis, da posição da folha, do braço
Características de um bom traço:
Velocidade e força
Exercício Teórico
Velocidade e força
Exercício Teórico
Exercício de Repetição
Nesse módulo Básico, além de enfatizar a disciplina e dedicação para avançar nesse mundo de Ilustrações; o foco será aprender a manusear as ferramentas de forma correta, melhorar o traço com exercícios, conhecer e exercitar o lado direito do cérebro e entender a estrutura de um desenho, e cada etapa que ela possui até chegar no resultado final.
Além de entender um pouco mais sobre esse mundo! Então vamos lá!
Antes de mais nada, é preciso treinar o traço, pois o que diferencia um profissional de um armador, é um traço claro e que dê identidade ao artista. Esse traço, é a nossa identidade dentro desse mundo, por isso, para mim ele está em primeiro, dentre as três coisas mais importantes ao começar a aprender a desenhar.
O traço pode dar ao desenho o ar de mais pesado, leve, detalhado, sujo ou simples, atraindo o publico não somente pelo roteiro da história, mas também pelo estilo do desenhista, além de deixá-lo expressivo.
Existem várias formas de traços: fortes, fracos, riscados, tremidos, quadrados etc... O importante é que o usemos de forma correta. Pois não adianta querer correr para técnicas avançadas sem ao menos saber riscar direito né.
Temos a seguir alguns traços usados por iniciantes, que cometem o erro de utilizá-los em seus desenhos, de forma incorreta, por falta de prática e conhecimento, como:
O começo
Nesse módulo Básico, além de enfatizar a disciplina e dedicação para avançar nesse mundo de Ilustrações; o foco será aprender a manusear as ferramentas de forma correta, melhorar o traço com exercícios, conhecer e exercitar o lado direito do cérebro e entender a estrutura de um desenho, e cada etapa que ela possui até chegar no resultado final.
Além de entender um pouco mais sobre esse mundo! Então vamos lá!
A importância do traço e seus tipos
Antes de mais nada, é preciso treinar o traço, pois o que diferencia um profissional de um armador, é um traço claro e que dê identidade ao artista. Esse traço, é a nossa identidade dentro desse mundo, por isso, para mim ele está em primeiro, dentre as três coisas mais importantes ao começar a aprender a desenhar.
O traço pode dar ao desenho o ar de mais pesado, leve, detalhado, sujo ou simples, atraindo o publico não somente pelo roteiro da história, mas também pelo estilo do desenhista, além de deixá-lo expressivo.
Existem várias formas de traços: fortes, fracos, riscados, tremidos, quadrados etc... O importante é que o usemos de forma correta. Pois não adianta querer correr para técnicas avançadas sem ao menos saber riscar direito né.
Temos a seguir alguns traços usados por iniciantes, que cometem o erro de utilizá-los em seus desenhos, de forma incorreta, por falta de prática e conhecimento, como:
- O traço riscado: aquele cheio de riscos, onde o lápis não pára de sair do papel, bem útil em texturas rústicas, mas não muito bom no desenho em si, pois o deixa com a sensação de um desenho sujo.
- O traço vai-e-vem: outro traço ótimo para textura, como por exemplo, de tecido fofo. Se no traço anterior, o lápis não pára na folha, já esse parece que está grudado nela. Normalmente, iniciantes os fazem assim em seus desenhos, ou por insegurança demais ou por excesso de perfeccionismo, seja qual for o motivo, nenhum deles ajuda.
- O traço fraco: É um traço quase invisível na folha, apesar de também ter a sua utilidade como todos os outros. Ele acaba sento tão clarinho que dificulta a compreensão do desenho em si, mas as pessoas que o utilizam já estão a um passo de ter um bom traço, pois compreendem uma das três regras básicas ao se traçar(velocidade, força e braço).
- O traço forte: Esse traço acaba marcando demais a folha, não deixando a oportunidade de apagá-lo caso seja necessário, sujando ou rasurando o desenho.
- O traço curvado: Esse é o traço dos apresadinhos, não é que você não consiga fazer uma linha reta, é que você corre para fazê-la, calma para se fazer um bom traço. É como um velho ditado diz: A pressa é inimiga da perfeição.
- O traço tremido: Se o anterior é dos apressadinhos, esse aqui é para os calminhos demais, já ouviram falar que tudo demais prejudica? Então, calma demais também não é bom! Esse traço acaba saindo tremido e com ondulações que não existem no desenho.
- O traço quadrado: Esse é para aqueles que esquecem de colocar curvas no seu desenho, e pensam que tudo se resume a robozinhos (brincadeirinha), são um tanto geométrico demais, como os que criancinhas do pré normalmente fazem.
Manuseio correto das ferramentas básicas
Para desenhar é preciso saber usar as ferramentas de desenho e saber como elas funcionam.
O lápis
Ao desenhar devemos ter cuidado para não enforcar o coitado do lápis, quero dizer que, não precisamos segurar perto do grafite, pois isso dificulta a visão, não sendo possível ver o que estamos desenhando, além de deixar o movimento do lápis limitado.
Então vamos segurar o lápis a uma distância de 4 a 5 cm de distância da ponta do grafite.
Posição da folha
A folha deve estar, de preferência, seguindo a direção do seu braço, porque assim mantemos o ritmo do desenho e aumentamos nossa coordenação ao desenhar, sem rotacionar a folha o tempo todo.
Use o braço todo!
Desencoste o pulso da folha e deixe sua mão livre sobre o papel, sempre que necessário. Pense que, o pulso sobre a mesa, limita seus movimentos e se arrasta o tempo todo sobre a folha, sujando ela toda de gordura, grafite e suor.
.
Um traço lento demais tende a sair tremido, assim como um traço rápido demais tende a sair torto. Com muita força, não temos controle do tom do grafite e nem mesmo a chance de apagar um erro, e um traço leve demais não transmite toda a informação dentro do desenho.
Quanto maior for essa combinação, melhor! Pois nos leva ao total controle do traçado e a perfeição do nosso estilo, conseguindo transmitir toda nossa ideia e expressão através dele!
Faça uma Mokona!
Faça uma da sua cabeça ou pesquise no Google e copie! Não importa qual maneira você use, O que importa é desenhar. Desenhe da mesma forma de sempre e descubra qual é o seu traço, descubra se você desenha lento demais ou rápido demais, tirando muito o lapis do papel ou esquecendo de tirar o lápis. Observe, analise e concerte, comece a controlar sua força e velocidade ao desenhar, tentando sempre manter o traço linear, contínuo.
A intenção desse exercício é praticar o traço, para aprendermos a controlar a sua velocidade e força ao desenhar. Então pratique ele todos os dias, no futuro, darei outros exercícios para serem revezados com esse, mas por hora faço-o uma vez por dia em seu caderno, e te darei a garantia que todos nós sairemos desenhistas daqui até o final do módulo.
Ao fazê-lo lembre-se:
Ao desenhar devemos ter cuidado para não enforcar o coitado do lápis, quero dizer que, não precisamos segurar perto do grafite, pois isso dificulta a visão, não sendo possível ver o que estamos desenhando, além de deixar o movimento do lápis limitado.
Então vamos segurar o lápis a uma distância de 4 a 5 cm de distância da ponta do grafite.
Posição da folha
A folha deve estar, de preferência, seguindo a direção do seu braço, porque assim mantemos o ritmo do desenho e aumentamos nossa coordenação ao desenhar, sem rotacionar a folha o tempo todo.
Use o braço todo!
Desencoste o pulso da folha e deixe sua mão livre sobre o papel, sempre que necessário. Pense que, o pulso sobre a mesa, limita seus movimentos e se arrasta o tempo todo sobre a folha, sujando ela toda de gordura, grafite e suor.
.
Características de um bom traçado
Um bom traçado precisa de uma boa combinação de velocidade e força. Só assim, podemos ter controle total sobre ele.Um traço lento demais tende a sair tremido, assim como um traço rápido demais tende a sair torto. Com muita força, não temos controle do tom do grafite e nem mesmo a chance de apagar um erro, e um traço leve demais não transmite toda a informação dentro do desenho.
Quanto maior for essa combinação, melhor! Pois nos leva ao total controle do traçado e a perfeição do nosso estilo, conseguindo transmitir toda nossa ideia e expressão através dele!
Exercício Teórico
Faça uma Mokona!
Faça uma da sua cabeça ou pesquise no Google e copie! Não importa qual maneira você use, O que importa é desenhar. Desenhe da mesma forma de sempre e descubra qual é o seu traço, descubra se você desenha lento demais ou rápido demais, tirando muito o lapis do papel ou esquecendo de tirar o lápis. Observe, analise e concerte, comece a controlar sua força e velocidade ao desenhar, tentando sempre manter o traço linear, contínuo.
Exercício de Repetição 01
A intenção desse exercício é praticar o traço, para aprendermos a controlar a sua velocidade e força ao desenhar. Então pratique ele todos os dias, no futuro, darei outros exercícios para serem revezados com esse, mas por hora faço-o uma vez por dia em seu caderno, e te darei a garantia que todos nós sairemos desenhistas daqui até o final do módulo.
Ao fazê-lo lembre-se:
- Colocar a folha no mesmo ângulo que seu antebraço;
- Faça o traço de leve;
- Controle a velocidade do traço;
- Movimente todo o braço na hora do traçado;
- E acima de tudo, faça desse exercício um hábito, todos os dias ele deverá ser feito! (O bom é que ele não leva mais que vinte minutos ^^)
Nesse exercício, vamos usar o lápis de uma forma diferente do que o habitual.
Em uma folha ou no caderno, com a régua, faça uma margem de 3 cm e divida a folha em três campos:
No primeiro campo (1):
(a) faça uma linha na diagonal do canto inferior esquerdo ao canto superior direito, fazendo um vai-e-vem de uma ponta a outra, até a linha ficar grossa mas bonitinha, mais parecida com uma faixa, (b) depois faça a mesma coisa na outra diagonal, canto inferior direito, ao canto superior esquerdo, (c) ao terminar corte esse "x" ao meio, sempre riscando de um lado ao outro, sem tirar o lápis do papel e, usando o braço inteiro nesse movimento, (d) complete a cruz riscando-a ao meio, da direita para a esquerda. Permaneça, no mínimo, um minuto em cada risco, controlando sempre a velocidade, nem rápido demais, nem lento demais, e a força, riscando o papel com cuidado e leveza, mas não exagere! =p
No segundo campo (2):
(a) pegue um objeto circular e use-o como molde para fazer um círculo perfeito, como uma moeda, um apontador redondo, um compasso, etc... Dê cinco voltas em cima desse círculo (segurando o lápis da mesma forma e usando o braço todo, sempre controlando e tentando encontrar a melhor combinação entre força e velocidade), (b) faça um segundo círculo, de outro tamanho, dando cinco voltas em cima desde também, (c) volte para o primeiro círculo e dê cinco voltas, (d) crie um novo circulo, de tamanho diferente e dê cinco voltas nele. A cada circulo criado, volte para o primeiro e dê cinco voltas nele, até preencher todo o campo de círculos.
No terceiro campo (3):
(a) desenhe um quadrado, fazendo movimento de vai e vem a cada lado, sem tirar o lápis da folha, tome cuidado para que saia um Quadrado! (b) desenhe um circulo dentro desse quadrado, dando cinco voltas neles, com as bordas como referência, o círculo acaba saindo mais fácil. Preencha todo o campo com esses quadrados com um circulo dentro.
Então é isso, espero que tenham gostado e até a próxima!
Qualquer dúvida é só comentar aqui no post ^^
(a) faça uma linha na diagonal do canto inferior esquerdo ao canto superior direito, fazendo um vai-e-vem de uma ponta a outra, até a linha ficar grossa mas bonitinha, mais parecida com uma faixa, (b) depois faça a mesma coisa na outra diagonal, canto inferior direito, ao canto superior esquerdo, (c) ao terminar corte esse "x" ao meio, sempre riscando de um lado ao outro, sem tirar o lápis do papel e, usando o braço inteiro nesse movimento, (d) complete a cruz riscando-a ao meio, da direita para a esquerda. Permaneça, no mínimo, um minuto em cada risco, controlando sempre a velocidade, nem rápido demais, nem lento demais, e a força, riscando o papel com cuidado e leveza, mas não exagere! =p
(a) pegue um objeto circular e use-o como molde para fazer um círculo perfeito, como uma moeda, um apontador redondo, um compasso, etc... Dê cinco voltas em cima desse círculo (segurando o lápis da mesma forma e usando o braço todo, sempre controlando e tentando encontrar a melhor combinação entre força e velocidade), (b) faça um segundo círculo, de outro tamanho, dando cinco voltas em cima desde também, (c) volte para o primeiro círculo e dê cinco voltas, (d) crie um novo circulo, de tamanho diferente e dê cinco voltas nele. A cada circulo criado, volte para o primeiro e dê cinco voltas nele, até preencher todo o campo de círculos.
No terceiro campo (3):
(a) desenhe um quadrado, fazendo movimento de vai e vem a cada lado, sem tirar o lápis da folha, tome cuidado para que saia um Quadrado! (b) desenhe um circulo dentro desse quadrado, dando cinco voltas neles, com as bordas como referência, o círculo acaba saindo mais fácil. Preencha todo o campo com esses quadrados com um circulo dentro.
Resultado final do Exercício! |
Então é isso, espero que tenham gostado e até a próxima!
Qualquer dúvida é só comentar aqui no post ^^
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