Desenhe!
Introdução
Módulo de Aprendizagem (Básico)
Materiais Iniciais : listinha básica
Utilidade dos materiais
Exercício de Criação
Bibliografia
Introdução
Em segundo lugar, adquira tempo, nem que seja uma horinha por dia, ou meia horinha, mas pratique. Uma hora é o tempo que passamos boiando na frente da TV, jogando Vídeo Game, assistindo um filme, trocando um papo na rua ou se coçando em qualquer canto do mundo. Então pegue um pedaço desse tempo, e se dedique a algo que fará diferença na sua vida.
E por ultimo lugar, mas não menos importante, aceite quem você é, sua personalidade, pois tudo isso se estampará em seu traço, então trace e valorize cada linha que fizer, pois sua expressão será sua identidade, o que fará com que seu traço seja tão marcante, quanto artístico, independente do estilo de desenho que escolher. Aceitar a si mesmo é aceitar seu traço, aceitar a sua sensibilidade de expressão (mesmo que não exista muita sensibilidade ai).
Módulo de Aprendizagem
Módulo básico:01 - Desenhe!
02 - Importância do traço
03 - Questão fisiológica da coisa
04 -
05 -
06 -
07 -
08 -
09 -
10 -
11 -
12 -
13 -
14 -
15 -
16 -
17 -
Toda aula virá acompanhada de um texto didático, uma vídeo aula. Existirão 4 tipos de exercícios, um de repetição, um de criação, um de aprimoramento e um teórico. Os três são de extrema importância para a nossa evolução nesse curso!
Materiais Iniciais
Vale lembrar que, comprar um material de qualidade reflete em muito no resultado final de seu desenho. Mas é óbvio que nesse começo o basicão serve.Listinha básica:
- 1 lápis HB
- 1 lápis 6B
- 1 borracha de vinil (Sakura ou Faber Castel)
- 1 bloco de papel sulfite
- 1 estilete
- 1 régua 30 centímetros
- Lápis para colorir
Não é muita coisa, nem sai caro, o que vale aqui no começo é apenas a nossa força de vontade e dedicação! |
Utilidade dos materiais
- É importante saber como usar os materiais de forma correta, para que os seus desenhos saiam cada vez mais profissionais.
- Use o lápis HB para os contornos e o 6B para sombras, mais a frente explicarei a diferença entre os grafites! Tente sempre traçar com leveza e com a velocidade correta, com o tempo e com os exercícios, é fácil descobrir o ponto certo de leveza e velocidade.
- A borracha deve ser usada raramente, e de forma que NÃO se esfregue no papel, pois você corre o risco de rasurar o desenho, passe apenas acima do erro cometido com delicadeza, mesmo que fique a marca de leve, essa marca mais tarde sairá, pelos detalhes do desenho em si.
- Nem preciso dizer que um bloco de sulfite, é bem mais fácil de se manusear do que o caderno de desenho, mas caso você queira usar o caderno mesmo assim, use-o mais para os exercícios de aquecimento e deixe as folhas de sulfite para os desenhos!!!
- A régua, para a maioria dos exercícios principais, para praticarmos nossa habilidade com o manuseio dela e para nossos exercícios ficarem mais didáticos.
- O estile será nosso apontador, aposentem seus apontadores minha gente. O estilete nos dá maiores possibilidades com o grafite, no quesito a efeito, conseguindo moldar a ponta de acordo com o efeito que queremos, além de economizar o grafite, sua ponta fica bem mais apropriada para desenhar já que fica maior e com um ângulo que evita o contato da madeira do lápis com o papel.
- E, por fim, o lápis de colorir, para podermos dar um charme para alguns de nossos exercícios, pois somente no próximo módulo começaremos a entender um pouco mais sobre as cores.
Exercício de Criação
Esse exercício é extremamente importante, faça-o sem preguiça.
Numa folha de sulfite, desenhe! desenhe um personagem em um ambiente, não precisa incrementar tanto, mas se quiser, fica a seu critério, coloque vários elementos, uma nuvem, flor, ambiente aberto ou fechado, com objetos orgânicos e inorgânicos (sólidos). Apenas desenhe o que vier a mente e o que não vier também, capriche, mas antes de tudo, deixe seu desenho simples.
Por fim, guarde-o bem, pois o usaremos em aulas futuras!
Numa folha de sulfite, desenhe! desenhe um personagem em um ambiente, não precisa incrementar tanto, mas se quiser, fica a seu critério, coloque vários elementos, uma nuvem, flor, ambiente aberto ou fechado, com objetos orgânicos e inorgânicos (sólidos). Apenas desenhe o que vier a mente e o que não vier também, capriche, mas antes de tudo, deixe seu desenho simples.
Por fim, guarde-o bem, pois o usaremos em aulas futuras!
Parece desenho de criança né, está ótimo! |
Bibliografia
Pesquisei em vários sites e cursos, uma infinidade de técnicas e exercícios, nenhum texto foi copiado, mas alguns exercícios estou repassando-os já que seu resultado é real! A seguir o link de alguns sites que consegui reencontrar.http://www.desenhoonline.com/site/indice/
http://blogsequencial.blogspot.com.br/2008/09/aula-001-desenho-prof-fabio.html
http://abra.com.br/noticias/485-novo-curso-de-desenho-artistico
http://parisdm.com/aprendendo-a-desenhar-desenhando/
http://centraldequadrinhos.com/forum/index.php?/topic/16430-exercicios-de-traco/
Espero que tenham gostado! Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário