quarta-feira, 2 de abril de 2014

03/01-Fand-Questão_fisiológica_da_coisa

Questão fisiológica da coisa



Lado direito e esquerdo do cérebro
Ligação cruzada
Entendendo sobre o talento de desenhar
Ver da maneira certa
Arte e expressão
Exercício Criativo
Exercício de Aprimoramento



Olá meus caros leitores, espero que estejam gostando das dicas e que os exercícios estejam rendendo muitas folhas gastas e volumes em suas pasta! Até rimou rsrsr Além de bons resultados, é claro! ^^
Então vamos lá!!!



Questão fisiológica da coisa =p


Há estudos que comprovam que apesar de termos os dois lados do cérebro do mesmo tamanho e peso, cada lado é responsável por determinadas tarefas. Enquanto o lado esquerdo está relacionado á atividades racionais, lógicas e analíticas, o direito, é responsável pelas atividades intuitiva, imaginativa, perceptiva e espacial.
Então o que temos a fazer, é exercitar o nosso lado direito do cérebro, para que possamos não deixar o nosso lado esquerdo, interferir na hora de desenhar. Como isso? Existem vários exercícios para nos ajudar nessa questão.




Lado Direito e Esquerdo do Cérebro


Cada lado do cérebro é responsável por processar as informações a sua forma. Sendo cada um deles mais adequado para uma tarefa específica, dependendo da situação.
A seguir a diferença entre eles:



Lado Esquerdo do cérebro
E
Lado direito do Cérebro
D
Verbal: usa palavras para definir, para descrever.
Não verbal: percebe as coisas a sua volta,  com o mínimo de conexão com as palavras.
Analítico: crias as coisas passo a passo, componente por componente.
Sintético: Agrupa tudo num todo.

Simbólico: usa símbolos para representar as coisas.
Concreto: vê as coisas tal como elas são naquela momento.
Abstrato: seleciona uma pequena parte das informações e usa-a para representar o todo.
Analógico: vê as semelhanças entre as coisas, compreende relações metafóricas.
Temporal: marca tempo, colocando as coisas numa seqüência lógica, ex.: primeiro, segundo e terceiro lugar.
Não temporal: não possui senso de tempo.
Racional: tira conclusões baseadas na razão e nos fatos.
Não Racional: não precisa basear-se em razões e fatos. Não se apressa a formar julgamentos ou opiniões.
Digital: usa números, como ato de contar as coisas.
Espacial: vê onde as coisas se situam em relação as outras e como as partes se unem para formar um todo.
Lógico: tira conclusões baseadas na lógica: uma coisa segue outra em ordem lógica.
Intuitivo: assimila as coisas aos pulos, muitas vezes a base de amostras incompletas, palpites , pressentimentos, ou imagens visuais
Linear: pensa em termos de idéias concatenadas, um pensamento seguindo-se diretamente a outro, e quase sempre levando a uma conclusão convergente.
Holístico: aprende as coisas integralmente, de uma só vez; percebe configurações e estruturas globais, o que muitas vezes leva a conclusões divergentes.


Com essa comparação, quero justificar o porquê do cérebro DIREITO ser o mais adequado a função de desenhar.
Mas a questão é: como usar então, esse lado, já que nossa cultura nos ensina apenas a trabalhar o lado esquerdo, cheio de números, lógicas, símbolos e nomenclaturas. O fato é que esse lado esquerdo além de ser tão lógico e racional, ele é imperativo, até mesmo para tarefas que não são da alçada dele, esse lado quer tomar a frente do outro, inibindo assim as habilidades espaciais que o lado direito nos proporciona.
Apesar disso, quando se trata de uma tarefa que ele não compreende ou detesta, ele deixa que o outro lado pegue a "bucha" e resolva. O que temos a fazer, é inibi-lo com uma ação que ele caia fora rapidamente. E com o tempo saberemos usar o lado certo, no momento mais apropriado.
E com um pouco de dedicação e paciência! ( ^+^ ) E também com alguns exercícios. Poderemos alcançar todo esse controle. XD

Exercício mental!
1. Visualize o E, todo quadrado e firme. Veja o com se olho da mente, todo quadrado, com suas retas. Agora mude ele de tamanho, tornando-o cada vez mais gigante, pintando o de uma cor diferente; em seguida pense em elementos que simbolizam ele: letras, números, equações, mapas, advogados, matemáticos e físicos. Focalize todas essas imagens no lado direito do cérebro, colocando qualquer uma das mão no lado esquerdo da cabeça, no intuito de colocar todas essas informações lá.
2. Agora visualiza o D cheio de curvas, livre de qualquer formalidade. Veja o com o olho da mente mudando sua letra de forma e tamanhos menores ou maiores. agora pense nos elementos que o representam, esculturas, pinturas, musica, um artista de rua ou um pianista, alguém sonhando indiferente à passagem do tempo. Talvez aqui seja mais complicado imaginar o Ah Há! de quem entendeu algo, o a ausência de tempo. Então dedique algum tempo até que consiga fazer isso. Agora focalize tudo isso no lado esquerdo do cérebro, levando uma das maos até o lado direito da cabeça, como se quisesse colocar todos esses pensamentos lá.
3. Agora troque as imagens de lado, atravessando a ponte que existe entre eles os dois lados, matemáticos e advogados para o lado direito, fim de formar imagens mentais e formar novas invenções. E os músicos e escultores, para o lado esquerdo, afim de analisar problemas estéticos.
4. Faça isso várias vezes até que você sinta que pode trocar as imagens de um lado para o outro do cérebro. essa atividade vai ajudar a controla a ativação do lado direito ao desenhar!


Ligação cruzada


Estudos comprovam que o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo, e o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo. O que nos leva a questão: - Pessoas canhotas desenham melhor?
Não necessariamente, pois o que dá a habilidade de desenhar bem não é a mão que o desenha, mas sim a capacidade de conseguir enxergar o mundo da maneira certa, de ser capaz de pensar espacialmente. Então não importa se você desenha com o lápis entre os dentes, se você for capaz de ver de forma certa, você será capaz de desenhar qualquer coisa.




Exercício mental
1. Visualize as ligações do lado esquerdo do cérebro ao lado direito do corpo, imagine sua conexões como quiser, com tubos, fios, na cor que preferir.
2. Agora faça isso com o outro lado. O lado direito do cérebro com o lado esquerdo do corpo, numa cor diferente.
3. Por fim, visualize todo o sistema, com suas interconexões cruzadas. Tente sentir cada impulso ou pressão. com o tempo esse exercício nos ajuda a acessar o lado direito com mais facilidade.

Entendendo sobre o talento de desenhar!


Vamos acabar com o mito de que, só desenha quem nasce com o dom!
Como isso!? Entendendo porque esses indivíduos conseguem fazer essa atividade com tamanha facilidade.
Um bom desenhista consegue passar para o papel aquilo que ele vê, da maneira como ele enxerga o mundo em si. Conseguindo capturar formas e volumes nesses objetos ou cenas.
A questão é, eles conseguem usar o lado do cérebro, pelo qual é responsável por processar as informações, de forma que a pessoa consiga fazer essa atividade com maior facilidade, fazendo assim parecer, um dom inacessível.


Ver da maneira certa


Temos uma cultura que exercita mais nosso lado esquerdo do cérebro, que é responsável por processar as informações da maneira mais lógica, linguística, analítica e racional possível. O que dificulta em muito a arte de desenhar, que deve utilizar o lado direito do cérebro que processa as informações de forma holística, não linguística, intuitiva, imaginativa e espacial.
Ao desenhar um rosto não precisamos pensar no nariz, na testa e na boca. Precisamos enxergar curvas, retas, volumes e traçados. Eis aonde o nosso lado direito entra, por que ele sintetiza as informações, de forma que conseguimos compará-las e relacioná-las. Esta ficando complicado?
Quero dizer que, ao desenhar, precisamos ver os traços e pensar:
- Onde começo esse traço?
- O quão profunda é essa curva?
- Essa reta é mais ou menos angular?
- Que comprimento tem essa linha em relação a que acabo de fazer?
- Qual é o ângulo em relação à borda do papel?

Desse jeito colocamos nosso lado esquerdo para relaxar e descansar um pouco, enquanto nosso lado direito começa a trabalhar!
Comece a analisar as coisas de forma como ela é, com suas linhas curvas ou retas, sem nomear elementos, assim você vai acessar com mais frequência seu lado direito do cérebro, além de mudar a forma como você vê o mundo!


Arte e expressão


Saber desenhar é uma coisa, ser artista é outra!
Saber desenhar é conseguir passar para o papel aquilo que você vê. Ser artista é além de passar para o papel aquilo que você vê, é conseguir expressar por esse desenho: sentimentos e ideais próprios. Mostrar o seu eu dentro dessas imagens. Existe uma grande diferença entre os dois, em questão de habilidade e aperfeiçoamento.
Mas os dois começam pelo mesmo ponto de partida, a diferença é aonde que cada um pára.
Para um artista, o desenho passa a ser o reflexo de sua alma, todo um pensamento descrito em cores e traçados.

Exercício da Assinatura:
Faça uma assinatura sua no meio de uma página em branco e analise seus traços, o que ela diz, qual a impressão que ele passa, o que você sente ao olhá-la: desorganizada, criativa, quadrada, alegre, raivosa... Escreva essa análise no verso da folha, junto à data.

Com esse exercício quero mostrar que até mesmo essas linhas, são capazes de descrever um pouco de você!





Exercício Criativo


Desenhe um corpo. Um corpo que venha da sua cabeça, sem copiar outras imagens ou modelo vivo. Pode ser que o desenho saia estranho, afinal, com essas aulas ainda não nos tornamos desenhistas, mas a intenção é desenhar agora, antes de começar a abrir a nossa mente completamente para o ado certo do cérebro. Não esqueça de datá-lo e nem de assiná-lo!


Exercício Teórico: Vaso-rosto


Para destros é somente seguir as instruções a seguir. já para canhotos com que tenham a mãe canhota desenhe do lado oposto

1. Desenhe o perfil de um rosto, voltado para o centro, somente o contorno dele.



2. Depois trace retas em cima e embaixo desse perfil, que será a borda e a base do vaso.

3. Depois volte ao primeiro traçado, acompanhando com a ponta do lápis, nomeando as linhas como: testa, nariz, boca, queixo, etc...

4. em seguida, começando do topo, faça o perfil invertida, completando assim o vaso.

Perceba que o cérebro aos poucos vai mudando do lado esquerdo para o direito. No primeiro perfil, é mais rápido, você pensa nos elementos que ele possui como nariz e boca. Já no segundo, você demora mais, pensando no espaço entre as linhas, nas curvas e formas concavas ou convexas.

Para praticar ainda mais esse exercícios faça vários formatos de perfis, como a de um mostro, rico em detalhes como rugas, dentes e verrugas. Fazendo por partes e sem pressa, com o tempo você percebe que naturalmente seu cérebro para de ver elementos como, boca, nariz e testa, e começa a enxergar linhas curvas e volumes apenas. Isso é sinal que seu cérebro finalmente está deixando seu lado direito trabalhar melhor nessa aria.



LINKS INTERESSANTES!

Segue um link de um teste para descobrir qual o nosso lado do cérebro dominante!

Download de um livro sobre o assunto, vejam e comprem! Vale a pena!!!

Desenhando com o lado direito do cérebro 

2 comentários:

  1. Parece que meu cerebro esta em perfeito eaquilibrio...
    http://i.imgur.com/uf5m3Nc.png
    mar perece que não me ajuda a desenhar...
    Gostei do post^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O importante é que você esta no caminho certo, agora é soh treinar e entender como fazer com o lado certo do cérebro trabalhe ao seu favor. Mas isso com com paciência e dedicação que se alcança mesmo ^^ O importante é não desistir!

      Me desculpa por demorar a responder, e brigada! ^^

      Excluir